Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Educação; Atividades Financeiras; Informação e Comunicação; Artes, Cultura, Esporte e Recreação e Atividades Imobiliárias

As atividades especializadas destas Seções estão mais presentes nos centros regionais e nas Regiões Metropolitanas

Segundo a CNAE¹, “A Seção Educação, formada pela divisão de mesmo nome, compreende as unidades que realizam atividades de ensino público e privado, em qualquer nível e para qualquer finalidade, na forma presencial ou à distância (...).” Inclui também o sistema regular, o ensino profissional e a educação continuada, cursos de idiomas, cursos de aprendizagem e treinamento gerencial e profissional. O Estado ocupava em 2018 o 5º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e em número de empregados. De acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, a Educação contava com 5.315 estabelecimentos e 121.345 empregados em 2018, representando respectivamente 2,2% do total de estabelecimentos e 5,5% do total de empregados dos Serviços no Estado.

 De acordo com a CNAE, a Seção Atividades Financeiras, de Seguros e Serviços Relacionados é formada por 3 divisões e “compreende as unidades voltadas primordialmente à realização de transações financeiras (...) envolvendo a criação, liquidação e troca de propriedade de ativos financeiros, atividades de seguros, capitalização, resseguros, previdência complementar, planos de saúde e as atividades de serviços de apoio às transações financeiras e às atividades de seguros (...).” O Estado ocupava em 2018 o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e 5º em número de empregados da Seção Atividades Financeiras, de Seguros e Serviços Relacionados. De acordo com os dados da RAIS, a Seção contava com 4.885 estabelecimentos e 56.003 empregados em 2018, representando respectivamente 2% do total de estabelecimentos e 2,5% do total de empregados dos Serviços no Estado.

 Conforme a CNAE, a Seção Informação e Comunicação conta com 6 divisões e “compreende as atividades de criação e colocação de produtos com conteúdo de informação em mídias que possibilitam a sua disseminação; as atividades de transmissão desses produtos por sinais analógicos ou digitais através de meios eletrônicos, sem fio, óticos ou outros meios; e as atividades de provisão dos serviços e/ou operação de infraestrutura que possibilitam a transmissão e o armazenamento desses produtos.” De acordo com os dados da RAIS, nesta Seção, o Estado ocupava em 2018 o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e 5º em número de empregados. No Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da RAIS, a Seção Informação e Comunicação contava com 4.019 estabelecimentos e 55.087 empregados em 2018, valores que representavam respectivamente 1,7% do total de estabelecimentos e 2,5% do total de empregados dos Serviços no Estado.

 Segundo a CNAE, a Seção Artes, Cultura, Esporte e Recreação conta com 4 divisões e “compreende uma ampla variedade de atividades destinadas a satisfazer os interesses culturais, de entretenimento e recreativos da população. Compreende a produção e promoção de artes cênicas e espetáculos, inclusive de atuações ao vivo, as bibliotecas, arquivos, museus, jardins zoológicos e botânicos, a exploração de jogos de azar e apostas, as atividades esportivas, de recreação e lazer”.De acordo com os dados da RAIS, nesta Seção, o Estado ocupava em 2018 o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e o 5º em número de empregados. A Seção Artes, Cultura, Esporte e Recreação contava com 2.650 estabelecimentos e 15.549 empregados em 2018. Estes valores representavam 1% do total de estabelecimentos e 0,7% do total de empregados dos Serviços no Estado.

 Conforme a CNAE, a seção Atividades Imobiliárias, formada pela divisão de mesmo nome, “compreende as atividades de gestores de propriedade imobiliária como as de: proprietários de imóveis, agentes e corretores imobiliários que atuam nas atividades de compra, venda e aluguel de imóveis e outros serviços relacionados como a avaliação de imóveis para qualquer finalidade.” Nesta Seção, o Estado ocupava em 2018 o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e em número de empregados da seção Atividades Imobiliárias. De acordo com os dados da RAIS, a Seção contava com 2.557 estabelecimentos e 11.055 empregados em 2018, representando respectivamente 1% do total de estabelecimentos e 0,5% do total de empregados dos Serviços no Estado.

 ¹IBGE. Classificação Nacional de Atividades Econômicas -  CNAE 2.0
² Exceto RAIS Negativa

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul