Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde e Serviços Sociais

Os serviços de Saúde e de Assistência Social estão presentes em grande parte dos municípios do RS

De acordo com CNAE 2.0, o segmento de Saúde Humana e Serviços Sociais cobrem todas as formas de serviços prestados em hospitais, ambulatórios, consultórios, clínicas, centros de assistência psicossocial, unidades móveis de atendimento a urgências e remoções e, também, os serviços de saúde prestados nos domicílios, realizados por agências de governo ou por instituições privadas. Compreende também as atividades de apoio à gestão dos estabelecimentos de saúde e as atividades de práticas integrativas e complementares à saúde humana.

Segundo a RAIS, em 2017, o Rio Grande do Sul contava com 13.943 estabelecimentos de Atividades de Atenção à Saúde Humana distribuídos em 408 municípios com destaque para o município de Porto Alegre com 2.998 estabelecimentos (representando 21,5% do total). Encontravam-se empregados no segmento 153.789 pessoas, com concentração de 37% destes postos de trabalho em Porto Alegre.

As Atividades de Atenção à Saúde Humana Integradas com Assistência Social prestadas em Residências Coletivas e Particulares contavam com 807 estabelecimentos distribuídos em 150 municípios com destaque para o município de Porto Alegre com 219 estabelecimentos (27,1%). Encontravam-se empregados no segmento 8.804 pessoas, com concentração de 40% destes postos de trabalho na capital.

Os Serviços de Assistência Social sem Alojamento apresentavam 250 estabelecimentos distribuídos em 79 municípios, com destaque para Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, que somavam 115 estabelecimentos (26,8%). Encontravam-se empregados no segmento 8.550 pessoas, com concentração de 60% destes postos de trabalho em Porto Alegre. O gráfico a seguir ilustra a distribuição dos estabelecimentos e dos empregados destes segmentos da saúde.

Segmentos de Saúde e Assistência Social no RS - 2017
Grafico segmentos Saúde

Fonte: MTE/RAIS - 2017

1RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul