Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comércio

O Comércio é responsável por 35% dos empregos no setor de serviços.

De acordo com a CNAE 2.0, o segmento do Comércio compreende as atividades de Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas, o Comércio Atacadista e o Comércio Varejista, estes envolvendo respectivamente a atividade de compra e venda de mercadorias no atacado e no varejo. Este segmento tem evidente destaque no Setor de Serviços do Estado, uma vez que foi responsável, em 2017, por 35% do total de empregados o por 55,7% do total de estabelecimentos do setor.

Segundo a RAIS1,em 2017, as Atividades de Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas, no Rio Grande do Sul, apresentavam 14.747 estabelecimentos distribuídos em todos os municípios com destaque para Porto Alegre que concentra 11% deste total. Envolvidos com estas atividades, contabilizava-se um total de 61.062 empregados formais, sendo a concentração destes postos de trabalho nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Novo Hamburgo, representando 32%.

 No que tange ao Comércio Atacadista, o Estado contava com 12.079 estabelecimentos distribuídos na totalidade dos municípios, com destaque para Porto Alegre onde se localiza 16,6% destes estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 101.129 pessoas, sendo que 20,4% destes postos de trabalho estavam concentrados em Porto Alegre.

 No segmento de Comércio Varejista, o Rio Grande do Sul contava com 81.139 estabelecimentos distribuídos na totalidade dos municípios, com destaque para Porto Alegre que possuía 12,5% destes estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 449.965 pessoas, sendo que 28,8% deste total concentravam seus postos de trabalho em Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas.

 O gráfico ilustra a distribuição dos estabelecimentos, bem como o percentual de empregos de cada um dos segmentos. A partir de sua análise é possível verificar que o comércio varejista se destaca dentro da atividade geral de comércio, contemplando 75,2% do total dos estabelecimentos e empregando 73% dos trabalhadores da atividade.

Gráfico dos segmentos do Comércio 2017
Gráfico Divisões Comercio 2017

Fonte: MTE/RAIS - 2017

1RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul