Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Construção

O RS ocupava em 2018 o 3º lugar entre os estados em número de estabelecimentos³ e o 5º em número de empregados nesta Seção

De acordo com a CNAE¹ 2.0, a Seção Construção inclui três divisões: 1.Construção de Edifícios;2.Obras de Infraestrutura;3.Serviços Especializados para Construção. Segundo a CNAE, “a construção de edifícios compreende a construção de edifícios para usos residenciais, comerciais, industriais, agropecuários e públicos. Também estão compreendidas nesta seção as reformas, manutenções correntes, complementações e alterações de imóveis; a montagem de estruturas pré-fabricadas in loco para fins diversos de natureza permanente ou temporária. A construção de obras de infraestrutura compreende a construção de autoestradas, vias urbanas, pontes, túneis, ferrovias, metrôs, pistas de aeroportos, portos e redes de abastecimento de água, sistemas de irrigação, sistemas de esgoto, instalações industriais, redes de transporte por dutos (gasodutos, minerodutos, oleodutos) e linhas de eletricidade, instalações esportivas, etc². (...) O aluguel de equipamentos de construção e demolição com operador é classificado junto à atividade específica de construção que inclui o uso desses equipamentos. Compreende também as atividades de incorporação de empreendimentos imobiliários que promovem a realização de projetos de engenharia civil provendo recursos financeiros, técnicos e materiais para a sua execução e posterior venda”.

Nesta Seção, o Estado ocupava em 2018 o 3º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos³ e o 5º em número de empregados. No Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, a Seção Construção contava com 18.497estabelecimentos e 114.377 empregados em 2018. Estes valores representavam 7,3% do total de estabelecimentos e 5,2% do total de empregados dos Serviços no Estado. A Construção está presente em praticamente todos os municípios, porém os centros maiores concentram grande parte das atividades relacionadas, impulsionadas pela maior dinâmica econômica e concentração da população, acabando por influir na demanda desses Serviços.

¹IBGE. CNAE 2.0
² A construção de edifícios e de obras de infraestrutura é realizada tanto pela empresa contratada como por meio da subcontratação de terceiros. A subcontratação pode ser de partes ou do todo da obra. As unidades que assumem a responsabilidade total do desenvolvimento de projetos de construção são classificadas nesta seção. (In: https://cnae.ibge.gov.br/ )
³ Exceto RAIS Negativa.

Número de estabelecimentos de Construção, por divisão no RS em 2018
Número de estabelecimentos de Construção, por divisão no RS em 2018

Fonte: Ministério da Economia/RAIS

 

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul