Saúde humana e serviços sociais

O RS ocupava, em 2020, o 4º lugar entre os estados em total de estabelecimentos e de de empregados em Saúde e Assistência Social

De acordo com a CNAE 2.0¹, a Seção Saúde Humana e Serviços Sociais inclui três divisões: 1.Atividades de Atenção à Saúde Humana; 2.Atividades de Atenção à Saúde Humana Integradas com Assistência Social, prestadas em Residências Coletivas e Particulares e 3.Serviços de Assistência Social sem Alojamento. Segundo a CNAE, “As atividades de Atenção a Saúde Humana cobrem todas as formas de serviços relacionados à saúde humana prestados em hospitais, ambulatórios, consultórios, clínicas, centros de assistência psicossocial, unidades móveis de atendimento a urgências e remoções e, também, os serviços de saúde prestados nos domicílios. Esta seção compreende também as atividades de apoio à gestão dos estabelecimentos de saúde e as atividades de práticas integrativas e complementares à saúde humana. As atividades de Serviços Sociais são as de assistência a indivíduos ou famílias e são realizadas por agências de governo ou por instituições privadas e, também, são prestadas nos domicílios. Essas atividades podem incluir ou não alojamento, serviços médicos e serviços de educação desde que estes não sejam os principais serviços oferecidos”.

Nesta Seção o Estado ocupava, em 2020, o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e em número de empregados. No Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, a Seção Saúde Humana e Serviços Sociais contava com 15.526 estabelecimentos e 177.144 empregados em 2020. Estes valores representavam 6,7% do total de estabelecimentos e 8,3% do total de empregados dos Serviços no Estado. As atividades de Saúde Humana e Serviços Sociais estão presentes em quase todos os municípios do Estado³, porém com maior concentração nos centros regionais de Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas e nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre e de Caxias do Sul, especialmente no que se relaciona aos serviços mais especializados.

¹IBGE. CNAE 2.0
² Exceto RAIS Negativa
³ Em 2018, 79 municípios do RS não contavam com estabelecimentos de Saúde Humana e Serviços Sociais.

Número de estabelecimentos* e de empregados da Seção Saúde Humana e Serviços Sociais, por divisão no RS em 2020

Fonte: Ministério da Economia/RAIS - *exceto RAIS Negativa

Evolução do total de estabelecimentos* e de empregados na seção Seção Saúde Humana e Serviços Sociais no RS, 2011 a 2020

Fonte: Ministério da Economia/RAIS - *exceto RAIS Negativa