Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Transporte, armazenagem e correio

O RS ocupava em 2020 o 4º lugar entre os estados em número de estabelecimentos² e o 5º em número de empregados nesta Seção

De acordo com a CNAE 2.0¹, a Seção Transporte, Armazenagem e Correio inclui cinco divisões:  1.Transporte Terrestre, 2.Transporte Aquaviário, 3.Transporte aéreo, 4.Armazenamento e Atividades Auxiliares dos Transportes e 5.Outras Atividades de Entrega. Segundo a CNAE, “esta Seção compreende as atividades de transporte de passageiros ou mercadorias, nas modalidades ferroviária, rodoviária, aquaviária, aérea e dutoviária, as atividades de armazenamento e carga e descarga e as atividades de correio, de malote e de entrega. Também estão incluídas nesta seção as atividades auxiliares dos transportes, tais como a gestão e operação de terminais rodoviários, ferroviários, portuários e aeroportuários e atividades correlatas. O fretamento de equipamento de transporte com condutor ou operador é considerado um serviço de transporte e como tal, inclui-se nesta seção”.

O Estado ocupava em 2020 o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e o 5º em número de empregados em Transporte, Armazenagem e Correio. No Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais,  a Seção Transporte, Armazenagem e Correio contava com 15.858 estabelecimentos e 149.990 empregados em 2020. Estes valores representavam 6,9% do total de estabelecimentos do setor e 7,1% do total de empregados dos Serviços no Estado. As atividades de Transporte, Armazenagem e Correio estão presentes em todos os municípios do Estado, porém com maior concentração nos centros regionais e nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre e de Caxias do Sul.

¹IBGE. CNAE 2.0
² Exceto RAIS Negativa

Número de estabelecimentos* e de empregados da Seção Transporte, Armazenagem e Correio, por divisão no RS em 2020

Fonte: Ministério da Economia/RAIS - *exceto RAIS Negativa

Evolução do total de estabelecimentos* e de empregados na seção de Transporte, Armazenagem e Correio no RS, 2011 - 2020

Fonte: Ministério da Economia/RAIS - *exceto RAIS Negativa

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul