Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas

Este serviços, embora concentrados espacialmente, operam como importantes veículos disseminadores de conhecimentos

De acordo com CNAE 2.0, as Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas compreendem os serviços que requerem uma formação profissional específica normalmente com elevado nível de qualificação e treinamento, na maior parte universitária. O conhecimento especializado é o principal elemento colocado à disposição do mercado. Fazem parte desta modalidade as Atividades Jurídicas, de Contabilidade e de Auditoria; as Atividades de Sedes de Empresas e de Consultoria em Gestão Empresarial; os Serviços de Arquitetura e Engenharia; a Pesquisa e Desenvolvimento Científico; a Publicidade e Pesquisa de Mercado; as Outras Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas e as Atividades Veterinárias.

Segundo a RAIS1, em 2017, as atividades Jurídicas, Contábeis e de Auditoria, no Rio Grande do Sul, apresentavam um total de 7.176 estabelecimentos, com destaque para Porto Alegre que concentrava 23,5% deste total. Estas atividades eram responsáveis por 34.846 empregos, sendo a maioria dos postos de trabalho (37,5%) em Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.

 Com relação às Atividades de Sedes de Empresas e de Consultoria em Gestão Empresarial, destaca-se que o Estado contava, em 2017, com 480 estabelecimentos distribuídos em 92 municípios com destaque para o município de Porto Alegre com continha 42,5% destes estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 3.568 pessoas, com concentração de 63,9% destes postos de trabalho somente na capital.

No seguimento de Serviços de Arquitetura e Engenharia o Estado contava com 1.527 estabelecimentos distribuídos em 174 municípios também com destaque para Porto Alegre com 448 estabelecimentos (representando 28,5% do total). Encontravam-se empregados neste segmento 10.102 pessoas, das quais 49,5% somente nos municípios de Porto Alegre e Canoas.

Na atividade de Pesquisa e Desenvolvimento Científico haviam 74 estabelecimentos distribuídos em 31 municípios com destaque para Porto Alegre e Passo Fundo que juntos concentram 28 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 1.538 pessoas sendo que 60,5% dos postos de trabalho concentrados Pelotas, Passo Fundo e Porto Alegre.

 Com relação às atividades de Publicidade e Pesquisa de Mercado, em 2017 o Estado possuía um total de 815 estabelecimentos, sendo 32% localizados em Porto Alegre, mas presente em 124 municípios. Estavam empregados 4.827 pessoas, a maior parte dos postos de trabalho (67,4%) localizados na capital.

No segmento que engloba Outras Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, o Rio Grande do Sul contava com 1.179 estabelecimentos distribuídos em 207 municípios também com destaque para Porto Alegre com 230 estabelecimentos. Encontravam-se empregados neste segmento 4.407 trabalhadores, dos quais 25% concentrados em Porto Alegre.

 Por fim, destacam-se as Atividades Veterinárias que possuíam 257 estabelecimentos, sendo 35% deles concentrados em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. A atividade era responsável por empregar 673 trabalhadores, 49% deles localizados em Porto Alegre.

 O Rio Grande do Sul é o 5° Estado com maior número de estabelecimentos nas Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas e o 4° em total de empregados do segmento. O gráfico a seguir ilustra a distribuição dos estabelecimentos e empregados conforme as divisões desta atividade.

 Segmentos das atividades profissionais, científicas e técnicas no RS - 2017

Segmentos das atividades profissionais, científicas e técnicas no RS - 2017
Grafico segmentos AtivProfissionais RS 2017

Fonte: MTE/RAIS - 2017

1RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul