Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas

O RS ocupava em 2018 o 5º lugar no ranking dos estados em número de estabelecimentos e em número de empregados nesta Seção

De acordo com a CNAE 2.0¹, a Seção Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas inclui 8 divisões: 1.Atividades Jurídicas, de Contabilidade e de Auditoria; 2.Atividades de Sedes de Empresas e de Consultoria em Gestão Empresarial; 3.Serviços de Arquitetura e Engenharia; 4.Testes e Análises Técnicas; 5.Pesquisa e Desenvolvimento Científico; 6.Publicidade e Pesquisa de Mercado; 7.Outras Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas e 8.Atividades Veterinárias. Segundo a CNAE, “esta seção compreende as atividades especializadas profissionais, científicas e técnicas que requerem uma formação profissional específica normalmente com elevado nível de qualificação e treinamento (em geral educação universitária). O conhecimento especializado (expertise) é o principal elemento colocado à disposição do cliente. Também compreendem atividades jurídicas, de contabilidade, arquitetura e engenharia, pesquisa científica, publicidade, pesquisa de mercado, fotografia profissional, consultorias e serviço veterinário”.

Nesta Seção, o Estado ocupava em 2018 o 5º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e em número de empregados. No Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, a Seção Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas contava com 11.969 estabelecimentos e 61.862 empregados em 2018. Estes valores representavam 5% do total de estabelecimentos e do total de empregados dos Serviços no Estado. As Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas são importantes vetores de produção e disseminação de conhecimento e estão presentes em maior número nos centros regionais e nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre e de Caxias do Sul, onde localizam-se também grande parte das unidades de ensino superior e de formação profissional e também onde há grande demanda por serviços especializados.

 ¹IBGE. CNAE 2.0
² Exceto RAIS Negativa

Número de estabelecimentos de Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, por divisão no RS em 2018
Número de estabelecimentos de Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, por divisão no RS em 2018


Fonte: Ministério da Economia/RAIS

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul