Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Outras Atividades de Serviços

O RS ocupava em 2018 o 5º lugar no ranking dos estados em número de estabelecimentos e em número de empregados nesta Seção

De acordo com a CNAE 2.0¹, a Seção Outras Atividades de Serviços inclui 3 divisões: 1.Atividades de Organizações Associativas; 2.Reparação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Comunicação e de Objetos Pessoais e Domésticos e 3.Outras Atividades de Serviços Pessoais. Segundo a CNAE, “esta seção compreende uma ampla variedade de serviços pessoais; serviços de organizações associativas patronais, empresariais, profissionais, sindicais, de defesa de direitos sociais, religiosas, políticas, etc.; atividades de manutenção e reparação de equipamentos de informática, de comunicação e de objetos pessoais e domésticos. Os serviços pessoais incluem: lavanderias; cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza; clínicas de estética; atividades funerárias; e serviços religiosos”.

Nesta Seção, o Estado ocupava em 2018 o 5º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e em número de empregados. No Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, a Seção Outras Atividades de Serviços contava com 10.606 estabelecimentos e 55.499 empregados em 2018. Estes valores representavam 4,4% do total de estabelecimentos e 2,5% do total de empregados dos Serviços no Estado. As atividades desta Seção estão presentes em praticamente todos os municípios, mas em maior número nos centros regionais e nas Regiões Metropolitanas.

¹IBGE. CNAE 2.0
² Exceto RAIS Negativa

Número de estabelecimentos da Seção Outras Atividades de Serviços, por divisão no RS em 2018
Número de estabelecimentos da Seção Outras Atividades de Serviços, por divisão no RS em 2018

Fonte: Ministério da Economia/RAIS

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul