Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atividades Administrativas e Serviços Complementares

Esta Seção ocupava em 2018 a segunda maior participação entre as 18 Seções dos Serviços

De acordo com a CNAE 2.0, a Seção Atividades Administrativas e Serviços Complementares inclui seis divisões: 1.Aluguéis Não-Imobiliários e Gestão de Ativos Intangíveis Não-Financeiros; 2.Seleção, Agenciamento e Locação de Mão-de-Obra; 3.Agências de Viagens, Operadores Turísticos e Serviços de Reservas; 4.Atividades de Vigilância, Segurança e Investigação; 5.Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas; 6.Serviços de Escritório, de Apoio Administrativo e Outros Serviços Prestados Principalmente as Empresas.

Esta Seção, segundo a CNAE, “compreende uma variedade de atividades rotineiras de apoio ao funcionamento de empresas e organizações. As atividades de apoio administrativo geralmente compreendem: contratação e colocação de pessoas em empresas clientes; preparo de documentos e outros serviços de escritório; serviços de teleatendimento; serviços de cobrança para clientes; organização de viagens; e serviços de envasamento e empacotamento sob contrato. Compreendem ainda os seguintes tipos de serviços: locação e leasing operacional de meios de transporte sem condutor e máquinas e equipamentos sem operador; aluguel de objetos pessoais e domésticos; gestão de ativos intangíveis não-financeiros; vigilância; limpeza de prédios e domicílios e atividades paisagísticas(...)”.¹  

Nesta Seção, o Estado ocupava em 2018 o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos e o 6º em numero de empregados. No Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, as Atividades Administrativas e Serviços Complementares contavam com 21.373 estabelecimentos² e 191.222 empregados em 2018. Estes valores representavam 8,9% do total de estabelecimentos e 8,7% do total de empregados dos Serviços no Estado, as segundas maiores participações entre as 18 Seções dos Serviços. A maior parte dos estabelecimentos e empregados desta Seção está concentrada nos centros urbanos mais populosos do Estado com destaque para Porto Alegre e Região Metropolitana.

¹ “As atividades desenvolvidas por unidades compreendidas nesta seção geralmente são serviços terceirizados. A tendência atual da maioria das empresas é terceirizar as atividades administrativas e os serviços de apoio ao seu funcionamento, contratando-os de empresas especializadas que os fornecem a uma variedade de clientes”. (In: https://cnae.ibge.gov.br/ )
² Exceto RAIS Negativa.

Número de estabelecimentos de Atividades Administrativas e Serviços Complementares, por divisão no RS em 2018
Número de estabelecimentos de Atividades Administrativas e Serviços Complementares, por divisão no RS em 2018

Fonte: Ministério da Economia/RAIS

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul