Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Construção

O segmento da construção está mais concentrado no eixo expandido Porto Alegre – Caxias do Sul

Em 2017, conforme a RAIS1, no Rio Grande do Sul os estabelecimentos da Construção Civil representavam 9,3% do total do país e seus empregados representaram 6%. O Estado era o terceiro no ranking entre as unidades da federação em número de estabelecimentos deste serviço.

Segundo a RAIS, em 2017, o Rio Grande do Sul contava com 18.672 estabelecimentos de Construção de Civil distribuídos em 424 municípios, com destaque para Porto Alegre e Caxias do Sul que contabilizam juntas 3.392 estabelecimentos, equivalente a 18,2% do total. Com relação à mão de obra empregada, destaca-se que o setor era responsável por 114.460 pessoas, sendo que Porto Alegre concentrava 25,1% destes postos de trabalho.

 Analisando-se este segmento de modo mais desagregado, com base nas divisões da construção civil, verifica-se que as atividades destinadas à Construção de Edifícios e os Serviços Especializados contabilizam a maior parte dos estabelecimentos, representando 88,5% do total e empregando 75% dos trabalhadores do setor. O Gráfico a seguir ilustra o total de estabelecimentos de cada uma das divisões, bem como seus percentuais de empregados.

Gráfico dos segmentos da Construção Civil 2017
Gráfico RS Divisões Construção Civil 2017

Fonte: MTE/RAIS - 2017

1RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul